quinta-feira, 29 de maio de 2008

Foro753

Em 2003 em Itália, antes da CasaPound e da Area19, existia o Foro753. Pioneiros das ocupações nacionalistas, estes italianos ocuparam um edifício abandonado há mais de 30 anos, localizado perto do mítico Coliseu de Roma. Jovens e decididos, criaram o primeiro centro sociale di destra, abrindo caminho a toda uma nova geração, toda uma nova atitude da extrema-direita italiana. Se de início despertaram a desconfiança da vizinhança, as coisas mudaram pouco depois, quando os habitantes da zona compreenderam que os "fascistas" nada tinham a ver com os estereótipos difundidos pela imprensa. Rapidamente os ocupantes recuperaram o interior do edifício, com o objectivo de devolver o espaço à comunidade. Criaram auditórios, estúdios musicais, um bar, um ginásio. Promoveram aulas de inglês, de música, de boxe. Desenvolveram conferências, debates, exposições e acções de solidariedade, recolhendo sangue ou coordenando o envio de garrafas de água para as vítimas do tsunami asiático. Os ocupantes nunca negaram as suas referências culturais: cumprimentam-se "à romana", pelos pulsos, como os antigos legionários. A decoração do edifício remete para o Império Romano e para o movimento fascista.
O êxito da ocupação atraiu a atenção da imprensa, da autarquia e do resto da destra radicale italiana. Em pouco tempo, o governo regional, proprietário do imóvel, recuperou o exterior, abrindo ao mesmo tempo negociações com os ocupantes, com vista a criar um museu no edifício. Depois de grandes negociações, o centro social acabou por ser desocupado, em troca de um espaço devidamente legalizado, cedido pela autarquia de Roma.
Em 2007, o Foro753 reabriu. O centro sociale di destra continua a existir, mas agora noutra parte da cidade. Mantém-se um ponto de referência das ocupações romanas e um modelo de liberdade e justiça social. Quanto ao museu, nunca chegou a ser construído. O mentor do projecto, Ugo Cassone, é hoje um dos adjuntos de Gianni Alemanno, o presidente da Câmara de Roma, muito ligado ao meio nacionalista italiano.

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

"Direita, direita, direita"... a Operação Gládio resultou na perfeição na Itália, tou a ver.