segunda-feira, 23 de junho de 2008

Solidarité Kosovo

"No passado dia 18 de Fevereiro, a associação Solidarité Kosovo lançava a sua chamada de emergência para os sérvios do Kosovo. Três dias mais tarde, dois membros da associação partiam para a província de Kosovska Mitrovica. Os recentes confrontos haviam forçado a ONU a encerrar o norte do Kosovo. No entanto, os nossos voluntários conseguiram passar. Foram assim entregues 7000 euros em materiais de comunicação, destinados a garantir a segurança de alguns enclaves no Norte do Kosovo.

Hoje, a situação dos sérvios do Kosovo não melhorou e a nova constituição do Kosovo não vai fazer mais que reforçar a marginalização dos sérvios desse novo Estado. Os confrontos e agressões anti-sérvias verificam-se todos os dias. Devemos continuar a mobilizar-nos para permitir às populações civis serem «desenclavadas» graças aos sistemas de comunicação modernos. Devemos continuar o nosso esforço para garantir a segurança dos nossos irmãos sérvios em perigo, onde quer que estejam! Depois da nossa última missão, os contactos multiplicaram-se e temos agora a possibilidade de levar material profissional de video-vigilância que servirá para proteger as zonas em risco. Devemos também adquirir material de telecomunicações.

Para encaminhar todo este material precisamos da vossa ajuda! Muitos de vós têm sido muito generoso e agradecemos uma vez mais. Mas não devemos, nem podemos, afrouxar os nossos esforços. Aqueles que podem ajudar financeiramente, façam-no. Aqueles que têm contactos profissionais no domínio da segurança, ajudem-nos. Que cada um de vós possa contribuir para esta fantástica acção! Raras são as ocasiões em que podemos agir concretamente por uma nobre causa. Não deixemos passar a ocasião, amanhã poderá ser tarde de mais. Apelamos à fibra humanitária que existe em cada um de vós. Ajam difundindo os nossos comunicados por todos os vossos contactos, dando a conhecer a nossa associação, solicitando à vossa família, aos vossos parentes ou mesmo à vossa empresa. Toda ajuda, qualquer gesto, mesmo simbólico, será de uma grande utilidade.

O nosso próximo comboio partirá durante o mês de Julho. Será o sexto comboio humanitário da nossa associação desde Janeiro de 2005. Mais do que um gesto de confiança, é um gesto de seriedade e fidelidade."

A associação Solidarité Kosovo aceita contribuições via internet, através de PayPal.

Sem comentários: