segunda-feira, 21 de julho de 2008

Pentti Linkola

Kaarlo Pentti Linkola (nascido a 7 de Dezembro de 1932, em Helsínquia) é um ambientalista radical finlandês que é muitas vezes descrito como defensor de uma espécie de ecofascismo. Escreveu abundantemente sobre as suas ideias e é bem conhecido na Finlândia. Vive uma vida muito simples e trabalha como pescador.

Linkola culpa os humanos pela destruição do ambiente e promove o genocídio como forma de salvar o ecossistema e manter a população sob controlo. Promove a desindustrialização.
Linkola cresceu em Helsínquia, Finlândia. O seu pai Kaarlo Linkola era reitor da Universidade de Helsínquia. Pentti Linkola escolheu não continuar os seus estudos em botânica e zoologia após o primeiro ano. Tornou-se um naturalista livre e desenvolveu o seu gosto pelos pássaros e a sua admiração pela natureza em geral. Durante esses anos, escreveu "Suuri lintukirja" ("Grande Livro de Pássaros") (1955) em conjunto com O. Hilden.
A primeira publicação política de Linkola foi o panfleto "Isänmaan ja ihmisen puolesta" ("Pela Pátria e os Humanos") (1960), no qual defendia uma via pacifista e encorajava a objecção de consciência.
No ensaio "Unelmat paremmasta maailmasta" ("Sonhos sobre um Mundo Melhor") (1971) explicou pela primeira vez as suas atitudes ecologicas. Continuou a falar contra a forma de vida Ocidental e o sobreconsumo dos recursos naturais. Os seus últimos trabalhos "Johdatus 1990-luvun ajatteluun" ("Introdução ao pensamento dos anos 90") (1989) e "Voisiko elämä voittaa" ("Pode a Vida vencer") (2004) são colecções dos seus escritos publicados em vários jornais e revistas finlandeses.
Como filósofo, Linkola pode ser descrito como epiricista biocêntrico. Reclama um regresso do homem a um nicho ecológico mais pequeno e o abandono da tecnologia moderna e da procura pelo crescimento económico. Defende a extinção de gatos e outras espécies que considera estrangeiras e destrutivas para os ecossistemas finlandeses.
Pentti Linkola encontrou grande oposição ao seu criticismo da sociedade Ocidental, mas ganhou um estatuto de guru em alguns círculos, principalmente pelo mérito de viver segundo as suas ideias. Não tem carro nem água corrente. Ganha a vida a pescar e a vender peixe de porta a porta com um cavalo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande homem!

Flávio Gonçalves disse...

Um grande homem, sim senhor.

Anónimo disse...

Pentti Linkola é um visionário.