terça-feira, 26 de maio de 2009

Futuristas!

"É um movimento essencialmente Europeu. A construção do caminho geral e elucidativo do particular de cada colectividade, da parte da Terra que é a cabeça da Geografia.
Marinetti, da raça dos condottieri e essencialmente poeta, foi o seu genial iniciador, e bem pronto intervém decisivamente na política própria da sua colectividade.
Mas Marinetti quando inventou a palavra futurista não fazia afinal nada mais do que reagir violentamente, pelos mesmos processos, contra os movimentos sociais dos povos nórdicos em evidente supremacia sobre os meridionais. De modo que a reacção provocada por Marinetti teve como resultado esplêndido a generalização dum movimento que se estava localizando apenas no Norte da Europa: Quando vencem os comunistas na Rússia surgem simultaneamente os fascistas na Itália. E as outras colectividades da Europa também procuram a expressão política que lhes seja própria, privativa e actual.
A impressão desagradável que provoca nalguns a palavra futurismo é como os petizes que fogem de casa pela primeira vez e aos dez metros já têm medo de não saberem voltar para casa!
Há um verbo grego antigo arkhein que quer dizer o sentido de chegar primeiro. Desse verbo vem a palavra arcaico que quer dizer antigo; em grego, o que veio primeiro. Pensemos naquele dia em que, o que hoje é antigo chegou cá a este mundo pela primeira vez. Nesse dia o antigo era futurista. Pois em grego o sentido d'antigo é precisamente aquele que faz hoje rir na palavra futurista.
O mundo não é novo nem velho. Se não houvesse confusões, se houvesse a coragem para não fazer confusões, o mundo seria apenas antigo. Ser antigo é o direito de recordar. E saber recordar é o único que nos distingue dos outros animais. Bem o sabe o povo que ignora a palavra inteligência e em troca conhece a palavra memória. daqueles que o povo admira diz que têm muito boa memória.
Todos sabemos o que significa actualmente a palavra arcaico: o que já não se usa. Mas o que já não se usa é apenas o feitio que tinha da primeira vez que apareceu. Tirando o feitio tudo o mais continua igual. Arcaico hoje significa o contrário do que queria dizer em grego."

Almada Negreiros
in "Manifestos e Conferências".

1 comentário:

Anónimo disse...

Simplesmente genial.