quinta-feira, 16 de julho de 2009

«Negar o Passado é um suicídio»

«Uma nação só existe quando há Tradição, quando há História. A negação sistemática em que vimos vivendo destrói a Tradição, destrói a História: logo, destrói a Nação. Os povos vivem do Passado. Negar o Passado é um suicídio. Este povo, o povo português, não se levanta pelo cepticismo negativista. Só será possível erguê-lo, injectando-lhe princípios orgânicos, alterando-lhe por completo a orientação em que vai, despertando-lhe intensivamente os seus elementos tradicionais, aquilo que ele tem, como todos os povos, de fundamental, de básico, de estrutural. O primeiro efeito do negativismo sistemático é a ruína do princípio da Autoridade. O primeiro do sistemático construtivismo, é o engrandecimento, o prestígio deste princípio. O nosso mal fundamental é, como já disse, a Anarquia. Ela filia-se no negativismo que tem sido o único sistema da nossa existência.
É preciso afirmar. Evidentemente que não me refiro à casta dominante, incapaz, por deficiência própria, de outra coisa, que não seja demolir. Dirijo-me aos que por uma má compreensão dos factos e das situações se têm deixado levar na corrente, pedindo-lhes que fixem aquele preconceito que Augusto Comte arvorou em lei: on ne détruit que ce qu`on remplace. Edifiquemos, primeiro, o que há-de substituir o defeituoso e depois destruamos então o que é mau. Há cinquenta anos que temos andado na fúria do bota abaixo. E que erguemos nós? Que edificámos nós? Mentiras, mentiras e só mentiras. A vida política, a vida social, a vida económica, a vida financeira, a vida mental deste pobre país, é um conjunto de mentiras e mistificações.»

Alfredo Pimenta
in «Novos Estudos Filosóficos e Críticos».

4 comentários:

Baptista Bragança disse...

Este sábado tive o prazer de dar a conhecer o Mosteiro de Santa Maria da Vitória às minhas filhas.O orgulho que senti quando lhes expliquei o porquê do monumento, e aquilo que ele comemorava.

R28 disse...

Rádio28

Episódio #6 no ar! Homenagem a Rudolf Hess!

Ouve-nos em:

http://www.youtube.com/28radio

NavarraDisidente disse...

Adelante por Europa, ¡Un saludo desde España!

navarradisidente.wordpress.com

Unknown disse...

molto bom lo site
saludo romano do Argentina

www.squadristas.blogspot.com