É uma manifestação que visa relembrar o dia 14 de Outubro de 1942, data da criação do "Exército da Insurreição Ucraniana". Trata-se de um movimento de jovens que, na Segunda Guerra Mundial, ajudaram o Exército Nazi de Hitler a combater as tropas soviéticas na Ucrânia. Em troca, contavam com a "garantia" (ainda hoje dúbia) do Hitler de unificar e tornar independente o Estado ucraniano. Assim, usavam 'swastika', cumprimentavam-se da mesma forma que os nazis, etc... Hoje em dia, a atitude da sociedade ucraniana perante este movimento continua muito ambígua. Os veteranos do movimento são reconhecidos como heróis em 4 regiões do Oeste, enquanto nas restantes 20 são tratados como traidores, pela ajuda que deram ao Hitler na destruição maciça do país. Na URSS do pós-guerra, não se atreviam a dar nem um sinal de vida, mas agora que o país é independente, ser anti-soviético declarado voltou a ser moda nas regiões do Oeste, e o movimento fundiu-se com os escuteiros locais, contando com mais jovens 'patriotas'. E mais manifestações :)
2 comentários:
Humm! Quem são esses gajos?
É uma manifestação que visa relembrar o dia 14 de Outubro de 1942, data da criação do "Exército da Insurreição Ucraniana". Trata-se de um movimento de jovens que, na Segunda Guerra Mundial, ajudaram o Exército Nazi de Hitler a combater as tropas soviéticas na Ucrânia. Em troca, contavam com a "garantia" (ainda hoje dúbia) do Hitler de unificar e tornar independente o Estado ucraniano. Assim, usavam 'swastika', cumprimentavam-se da mesma forma que os nazis, etc...
Hoje em dia, a atitude da sociedade ucraniana perante este movimento continua muito ambígua. Os veteranos do movimento são reconhecidos como heróis em 4 regiões do Oeste, enquanto nas restantes 20 são tratados como traidores, pela ajuda que deram ao Hitler na destruição maciça do país. Na URSS do pós-guerra, não se atreviam a dar nem um sinal de vida, mas agora que o país é independente, ser anti-soviético declarado voltou a ser moda nas regiões do Oeste, e o movimento fundiu-se com os escuteiros locais, contando com mais jovens 'patriotas'. E mais manifestações :)
Enviar um comentário