quarta-feira, 7 de maio de 2008

C9M

No dia 7 de Maio de 1994, em França, o GUD (Grupo União e Defesa) e a JNR (Juventude Nacional-Revolucionária) organizaram uma manifestação com o objectivo de protestar contra a ostentação ultrajante das comemorações do desembarque americano do dia D. Era também a ocasião para apontar todas as mortes causadas durante os últimos 50 anos pelas guerras do imperialismo yankee.

Sébastien Deyzieu, jovem militante nacionalista francês de 22 anos, saiu de casa para participar nessa manifestação mas nunca regressou. Num episódio ainda por esclarecer, polícias à paisana perseguiram-no até aos telhados de um edifício do centro de Paris, de onde caiu em estranhas circunstâncias. Após dois dias de agonia, faleceu no hospital, tocando a consciência de muitos franceses e convertendo o dia 9 de Maio numa jornada de lembrança e luta para todos os patriotas gauleses.

Desde há 14 anos, todos os dias 9 de Maio, centenas de pessoas marcham por Paris em honra de Sébastien Deyzieu, depositando coroas de flores no lugar onde encontrou a morte e repelindo com bravura, como ocorreu em 2006, as agressões de quem se interpõe no caminho.

Sem comentários: