segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

«Tempo di essere madri»

O comité «Tempo di essere madri» nasceu para garantir que todas as mulheres que o desejem, vivam a maternidade como uma escolha livre e não como uma prova. Visa dar a possibilidade de não renunciar a uma existência serena, a possibilidade de trabalhar de acordo com as suas capacidades, a possibilidade de viver dignamente e de cuidar da sua criança.

O projecto prevê, para as mulheres que tenham um filho entre os 0 e os 6 anos, uma redução do horário de trabalho de 8 para 6 horas por dia. O salário não alteraria: 85% seria garantido pelo empregador e os 15% restantes seriam responsabilidade do Estado. A partir do sétimo ano de idade da criança, a mãe poderia continuar a trabalhar 6 horas por dia, mas deveria renunciar aos 15%. O estatuto preveria também que a mulher, a qualquer momento, pudesse voltar a trabalhar a tempo inteiro. Prevêem-se iguais condições também para os pais, embora o estatuto não possa ser atribuido simultaneamente aos dois progenitores.

No centro da proposta, está a promoção do papel da mulher na sociedade, na sua mais bela essência. E também o bem-estar da criança, que merece o amor e atenção dos quais necessita para não crescer na precariedade.

O comité «Tempo di essere madri» nasceu da vontade de enfrentar todos os problemas relacionados com o trablho e com a maternidade, e de combater as injustiças sociais características do mundo do trabalho e, em particular, a precariedade.

http://www.tempodiesseremadri.org/

Sem comentários: